Aguarde...

Benvindos Benvindos

Turismo

VILA SECA

Vila Seca é um lugar do concelho de Condeixa-a-Nova, localizada a cerca de 10 km da sua sede de concelho. Ao visitante, a freguesia de Vila Seca surpreende, em muitos recantos, pela sua rusticidade castiça, para o que largamente contribuem as construções em calcário moreno e algumas casas de varanda e balcão datadas do século XVIII. A Igreja-Matriz, consagrada a S. Pedro, é datada do século XVIII, constitui, por seu turno, um legado histórico apreciável, proporcionando também, a partir do seu adro, uma sugestiva vista sobre o vale de Bruscos. 

Vila Seca encontra-se localizada junto ao vale por onde corre a ribeira de Bruscos e também próximo do Monte de Almoroz, embora se situe já nas encostas que levam as alturas do picoto da Volta do Monte e da Portela do Gato. Do largo da Igreja Matriz, tem-se uma agradável panorama sobre os campos envolventes e respira-se, na povoação, uma atmosfera de burgo antigo.

A gastronomia da terra é rica e variada, onde o património humano afirma-se como do mais rico que aqui pode encontrar, pois em cada lugar encontrará pessoas humildes e hospitaleiras.

Por estas e outras razões, visite a nossa terra, somos um povo que sabe acolher bem quem nos visita.

Seja Bem-vindo!

 

BENDAFÉ

Bendafé é um lugar gente bem-disposta e ordeira, onde em cada canto poderá comprovar essa qualidade das gentes da nossa terra, que sabem receber bem quem nos visita. 

A nossa gastronomia, rica e deliciosa aliada á companhia do bom vinho da Terra é por excelência um convite a uma visita a Bendafé. O artesanato da terra é também um convite para nos visitar. Terra culturalmente rica com um fervilhante espírito associativo, fez surgir aqui colectividades ao longo dos tempos, onde as populações se foram organizando, perseguindo finalidades e objectivos bastante diversificados, sempre a elevar a sua cultura e o bem-estar social, onde com muita competência e orgulho, efectuam um excelente trabalho de promoção dos valores e talentos da sua terra natal. 

É disso exemplo a Associação Cultural e Recreativa de Bendafé, onde entre outras iniciativas, adaptou recentemente o antigo edifício da escola primária para a promoção das artes e ofícios de Bendafé. O edifício que outrora acolheu alunos e professores voltou a ganhar vida, não com a finalidade da educação, mas um espaço de cultura, onde, em outros moldes, também se aprende e ensina. Em suma, a desactivada escola de Bendafé, é agora uma escola onde se ensina a vida e a alma das terras, pelas mãos do Grupo de Artes e Ofícios de Bendafé, uma secção da Associação Cultural e Recreativa de Bendafé, nomeadamente para aprender e ensinar as suas artes e ofícios, seja ponto cruz ou rendas, estanho ou pintura em telas ou louças regionais de Condeixa. 

Todos os anos, a freguesia ganha renovado esplendor durante as festas em honra da sua padroeira – Nossa Senhora da Ajuda –, organizadas no mês de Agosto. Do património histórico da Freguesia, de destacar a igreja matriz de Nossa Senhora da Ajuda, de harmonia com a simplicidade da própria freguesia, é uma construção modesta do século XVIII, modificada no século XIX; o seu adro permite ao visitante abarcar, no olhar, todo um modo de vida genuíno.

Está também esta Terra servida de uma casa de turismo rural para receber quem nos visita (Casa do Lagar - 239931659), Compreendendo dois edifícios distintos - a casa principal e o lagar - esta unidade encontra-se inserida num vale idílico, num cenário rural de grande beleza. Com origens no séc. XIX, está decorada em estilo rústico. Tem uma Loft, antiga fabrica de azeite, transformada em residência.

Freguesia privilegiada pelas paisagens verdes, pelo silêncio e harmonia entre a natureza e o homem, Bendafé é sem dúvida um local a visitar.

Por estas e muitas outras razões, venha visitar-nos

Seja Bem-Vindo a Bendafé.

 

LOCAIS A VISITAR

• Igreja Paroquial de Vila Seca

A Igreja que tem como patrono São Pedro, fica situada no lugar de Vila Seca, donde se visualizam magnificas paisagens sobre o Vale de Bruscos.

Foi mandada reconstruir no Século XVIIl, por Bartolomeu Barrabás, tendo dessa época uma magnífica talha e belos azulejos de origem Coimbrã da 2ª metade do 

Século XVIII, que representam a vida da Virgem e de Santo António. 

O baptistério cobre-se de uma abóbada de pedra, com artesoado de flores do Século XVI, sendo ainda deste século um remate cilíndrico da Capela-Mor, de composição retabular, com dois anjos e ainda existe um nicho com uma escultura da mesma época.

Nos nichos expostos na fachada da igreja foram colocadas duas esculturas, uma de São Pedro do século XlV, sendo uma imagem gótica e outra de São Simão do 

século XV.

 

• Igreja Paroquial de Bendafé

Igreja matriz de Nossa Senhora da Ajuda, de harmonia com a simplicidade da própria freguesia, é uma construção modesta do século XVIII, modificada no século XIX; o seu adro permite ao visitante abarcar, no olhar, todo um modo de vida genuíno. 

 

• Capela de São João

• Capela de Santo Isidoro

• Capela de Santo António

• Capela de Ribaldo

• Capela de Nossa Senhora do Rosário

• Capela de Nossa Senhora das Vitórias

• Capela de Casal dos Balaus

• Capela do Menino Jesus

• Capela do Espírito Santo

 

EVENTOS ANUAIS

• Festas em honra de Nossa Senhora da Ajuda, no mês de Agosto, em Bendafé

• Divino Espírito Santo, Vila Seca, quarenta dias depois da Páscoa

• São João, Alcouce, 24 de Junho

• Nossa Senhora das Vitórias, Traveira, primeiro domingo de Agosto

• Nossa Senhora do Pranto – Romaria a Dornes, concelho de Ferreira do Zêzere, primeiro Domingo de Setembro

• Nossa Senhora do Rosário, Mata, primeiro domingo de Outubro

• Nossa Senhora da Conceição, Bruscos, 8 de Dezembro  

• Nossa Senhora das Vitórias, Traveira, primeiro fim de semana de Agosto

 

GASTRONOMIA

Pratos típicos

São iguarias da região, Chafana de carne de cabra ou carneiro assada em vinho tinto da região, em caçoila de barro; e Cabrito na Pingadeira.

 

Vinhos da região

São néctares da região, os Vinhos Maduros – tinto e branco (Região Demarcada de Adisco)

 

Doces Regionais

Fazem parte da confeitaria da região Arroz Doce, Escarapiadas, Pão-de-Ló, Cascorel e Cama de Noiva.

 

ARTESANATO

Legados pela afamada tradição de tecelagem da região, as gentes desta terra colocaram mãos á obra no sentido de reavivar o artesanato da terra, através da Associação Cultural e Recreativa de Bendafé, onde entre outras iniciativas, adaptou recentemente o antigo edifício da escola primária para a promoção das artes e ofícios de Bendafé. 

É na antiga escola de Bendafé que se ensina a vida e a alma das terras, pelas mãos do Grupo de Artes e Ofícios de Bendafé, uma secção da Associação Cultural e Recreativa de Bendafé, nomeadamente para aprender e ensinar as suas artes e ofícios, seja ponto cruz ou rendas, estanho ou pintura em telas ou louças regionais de Condeixa. 

Este site utiliza cookies. Ao utlizar o website, confirma que aceita a nossa politica de privacidade.